NOVO TREINAMENTO – JUNHO 2018 “GESTÃO E MONITORAMENTO DO SIMEC COM ÊNFASE EM CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS”.
O curso tem por finalidade orientar aos profissionais de gestão educacional de forma simples e objetiva sobre a gestão dos principais sistemas tais como: sistema integrado de monitoramento, execução e controle e o par – plano de ações articuladas, sistemas integrados do FNDE (fundo nacional de desenvolvimento da educação). Também traz conhecimentos sobre PDDE – programa dinheiro direto na escola; execução e prestação de contas e as alterações da resolução nº 06, de 27 de fevereiro de 2018; programa dinheiro direto na escola – programa “mais alfabetização”. O objetivo principal é o de aprimorar conhecimentos dos profissionais que atuam na educação municipal no desempenho da missão constitucional de assegurar a efetiva aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade.
Por fim, considerando a necessidade de capacitação e aquisição de conhecimento por meio de instrutor com comprovado conhecimento teórico e prático sobre os problemas, dificuldades e desafios na gestão da Educação nos municípios e a importância, cada vez mais acentuada, da obtenção de uma gestão de excelência da Educação por parte dos municípios, o ISMAM decidiu lançar esta capacitação que abordará questões teóricas e práticas sobre os mais importantes aspectos relacionados à utilização dos sistemas educacionais, seu aproveitamento por parte do monitoramento das ações.
Objetivo:
Capacitar e qualificar Secretários Municipais de Educação, Diretores e Coordenadores de Departamentos de Educação, Diretores Escolares, Analistas e Especialistas em Educação, Membros Conselho Municipal de Educação, Veadores e Servidores do Legislativo Membros de Comissão de Educação, Servidores da área da educação e Controle interno e demais interessados.
Carga Horária:
12h
Data e horário:
14/06/2018 – das 9h às 12h e das 13h às 18h;
15/06/2018 – das 8h às 12h;
Instrutor:
Profª Esp. Daiane Cavalcante – Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (2012) e graduação em Direito pela Universidade de Marília (1998). Especialista em Direito Educacional (2004) e Educação Inclusiva (2010), possui formação em Programação Neolinguística (2010) pela Sociedade Brasileira de Programação Neolinguística. Foi formadora do PDE Escola em parceria com a REMEC – São Paulo e do Plano de Ações Articuladas pela UNDIME/SP. Atualmente atua como formadora e assessora de diversos municípios brasileiros em programas federais na área educacional PDDE Interativo e PAR. Ministra cursos e palestras dos sistemas federais educacionais (SIMEC/SIGARP/SIGPC/SIGECON/SIOPE/PDDE Interativo e SIGECON). É assessora e consultora da R.C Educação Profissional ME e SOMOS Sistemas de Ensino S/A.
Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/2833945384288375
Local:
Auditório do Hotel Coroados Rua R. São Judas Tadeu, 555 – Centro, Itajubá – MG.
Pós-Curso: O ISMAM vem incrementar o processo de aprendizado. Os alunos têm consultoria direta com o Instituto, contando com colaboradores especializados e o docente responsável pelo treinamento, via e-mail no período após o encerramento das aulas. Desta forma todos os alunos poderão solucionar dúvidas e esclarecer situações que surgirem, com relação aos conteúdos abordados em treinamento. As dúvidas serão respondidas por e-mail, até 07 dias após a capacitação.
Investimento:
R$ 913,00 (Novecentos e treze reais) por participante não associados. Havendo mais de dois inscritos no mesmo evento, será concedido um desconto de 10% sobre o valor total. Os representantes de entidades não associadas somente terão sua participação confirmada após a comprovação do depósito do respectivo valor na conta corrente nº 09081-2, agência 8663, do Banco ITAU, ou boleto bancário, o qual deverá ser anexado na ficha de inscrição.
ORDEM DE PAGAMENTO PARA:
ISMAM – Instituto Sul Mineiro de Administração Municipal – CNPJ 10.902.157/0001-66
Banco ITAU – agência 8663 – Conta corrente nº 09081-2
Inscrições:
Web: www.ismam.org.br
E-mail: treinamento@ismam.org.br
Tel/Fax: (35)3622.2267/ 3623.4488 /99198.9752
INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS:
Para garantir sua participação é indispensável à inscrição prévia, preencha a ficha de inscrição e envie por fax ou e-mail, com antecedência de 10 dias antes do evento.
No preço estão incluso: Almoço dos dias 14 e 15/06 e coffee-break nos 02 dias no restaurante do hotel, café, água e todo material didático de apoio.
INFORMAÇÕES:
Setor de Treinamentos da ISMAM, pelo telefone (35) 3622.2267/3623.4488/99198.9752, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 12h e das 13h30min às 17h00min.
ATENÇÃO: certificado somente aos participantes que obtiverem um mínimo de 75% de frequência.
VAGAS LIMITADAS.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE E O PAR – PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS
– Elaboração do Novo PAR (2016-2019);
– Fundamentação legal;
– Ações aprovadas e os Termos de Compromisso;
– Execução das ações aprovadas via SIGARP (Sistema de Gerenciamento de Adesão de Registro de Preços)
– Execução, acompanhamento e monitoramento das ações do PAR – Plano de Ações Articuladas.
SISTEMAS INTEGRADOS DO FNDE (FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO)
– SIGARP – Sistema de Gerenciamento de Adesão a registro de Preços;
– SIGPC – Sistema de Gestão de Prestação de Contas;
– SIGECON – Sistema de Gestão de Conselhos;
– CACs FUNDEB e
– CAE Virtual.
PDDE INTERATIVO
1 – Identificação da escola
1.1 – Dados do Diretor;
1.2 – Tempo que exerce na escola e
1.3 – Forma de escolha e regulamentação.
2 – Escola
2.1 – Informações gerais da Escola;
2.2 – Caracterização e Infraestrutura;
2.3 – Aspectos Ambientais – Retratando o ambiente ao redor da Escola;
2.4 – Conselho Escolar – Participação da comunidade escolar, conforme estabelece a Lei 9394/96 – LDB;
2.5 – Grupo naturalmente indicado como G.T. (Grupo de Trabalho) para elaboração do diagnóstico.
3 – Galeria de fotos – Importância para conhecimento do cenário educacional.
4 – Primeiros passos:
4.1 – Formação do G.T. (Grupo de Trabalho);
4.2 – Coordenador do G.T. (Grupo de Trabalho) e
4.3 – Comitê Gestor do PDDE e suas atribuições
5 – Diagnóstico
5.1 – Indicadores e taxas;
5.2 – Distorção e aproveitamentos;
5.3 – Ensino e aprendizagem;
5.4 – Gestão;
5.5 – Comunidade Escolar e
5.6 – Infraestrutura.
6 – Síntese do Diagnóstico e Elaboração do PAR (2016-2019);
7 – PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola; Execução e prestação de contas e as alterações da Resolução nº 06, de 27 de fevereiro de 2018;
8 – Programa Dinheiro Direto na Escola – Programa “Mais Alfabetização”;