NOVO TREINAMENTO – JUNHO 2018 “GESTÃO E MONITORAMENTO DO SIMEC COM ÊNFASE EM CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS”.

O curso tem por finalidade orientar aos profissionais de gestão educacional de forma simples e objetiva sobre a gestão dos principais sistemas tais como: sistema integrado de monitoramento, execução e controle e o par – plano de ações articuladas, sistemas integrados do FNDE  (fundo nacional de desenvolvimento da educação). Também traz conhecimentos sobre PDDE – programa dinheiro direto na escola; execução e prestação de contas e as alterações da resolução nº 06, de 27 de fevereiro de 2018; programa dinheiro direto na escola – programa “mais alfabetização”. O objetivo principal é o de aprimorar conhecimentos dos profissionais que atuam na educação municipal no desempenho da missão constitucional de assegurar a efetiva aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade.

Por fim, considerando a necessidade de capacitação e aquisição de conhecimento por meio de instrutor com comprovado conhecimento teórico e prático sobre os problemas, dificuldades e desafios na gestão da Educação  nos municípios e a importância, cada vez mais acentuada, da obtenção de uma gestão de excelência da Educação por parte dos municípios, o  ISMAM decidiu lançar esta capacitação que abordará questões teóricas e práticas sobre os mais importantes aspectos relacionados à utilização dos sistemas educacionais, seu aproveitamento por parte do monitoramento das ações.

Objetivo:

Capacitar e qualificar Secretários Municipais de Educação, Diretores e Coordenadores de Departamentos de Educação, Diretores Escolares, Analistas e Especialistas em Educação, Membros Conselho Municipal de Educação, Veadores e Servidores do Legislativo Membros de Comissão de Educação, Servidores da área da educação e Controle interno e demais interessados.

Carga Horária:

12h

Data e horário:

14/06/2018 – das 9h às 12h e das 13h às 18h;

15/06/2018 – das 8h às 12h;

Instrutor:

Profª Esp. Daiane Cavalcante – Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (2012) e graduação em Direito pela Universidade de Marília (1998). Especialista em Direito Educacional (2004) e Educação Inclusiva (2010), possui formação em Programação Neolinguística (2010) pela Sociedade Brasileira de Programação Neolinguística. Foi formadora do PDE Escola em parceria com a REMEC – São Paulo e do Plano de Ações Articuladas pela UNDIME/SP. Atualmente atua como formadora e assessora de diversos municípios brasileiros em programas federais na área educacional PDDE Interativo e PAR. Ministra cursos e palestras dos sistemas federais educacionais (SIMEC/SIGARP/SIGPC/SIGECON/SIOPE/PDDE Interativo e SIGECON). É assessora e consultora da R.C Educação Profissional ME e SOMOS Sistemas de Ensino S/A.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/2833945384288375

Local:

Auditório do Hotel Coroados Rua R. São Judas Tadeu, 555 – Centro, Itajubá – MG.

Pós-Curso: O ISMAM vem incrementar o processo de aprendizado. Os alunos têm consultoria direta com o Instituto, contando com colaboradores especializados e o docente responsável pelo treinamento, via e-mail no período após o encerramento das aulas. Desta forma todos os alunos poderão solucionar dúvidas e esclarecer situações que surgirem, com relação aos conteúdos abordados em treinamento. As dúvidas serão respondidas por e-mail, até 07 dias após a capacitação.

Investimento:
R$ 913,00 (Novecentos e treze reais) por participante não associados. Havendo mais de dois inscritos no mesmo evento, será concedido um desconto de 10% sobre o valor total. Os representantes de entidades não associadas somente terão sua participação confirmada após a comprovação do depósito do respectivo valor na conta corrente nº 09081-2, agência 8663, do Banco ITAU, ou boleto bancário, o qual deverá ser anexado na ficha de inscrição.

ORDEM DE PAGAMENTO PARA:

ISMAM –  Instituto Sul Mineiro de Administração Municipal – CNPJ 10.902.157/0001-66

Banco ITAU – agência 8663 –  Conta corrente nº 09081-2

Inscrições: 

Web: www.ismam.org.br
E-mail: treinamento@ismam.org.br
Tel/Fax: (35)3622.2267/ 3623.4488 /99198.9752

INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS:

Para garantir sua participação é indispensável à inscrição prévia, preencha a ficha de inscrição e envie por fax ou e-mail, com antecedência de 10 dias antes do evento.
No preço estão incluso: Almoço dos dias 14 e 15/06 e coffee-break nos 02 dias no restaurante do hotel, café, água e todo material didático de apoio.

INFORMAÇÕES:
Setor de Treinamentos da ISMAM, pelo telefone (35) 3622.2267/3623.4488/99198.9752, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 12h e das 13h30min às 17h00min.

ATENÇÃO: certificado somente aos participantes que obtiverem um mínimo de  75% de frequência.
VAGAS LIMITADAS.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE E O PAR PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS

– Elaboração do Novo PAR (2016-2019);

– Fundamentação legal;

– Ações aprovadas e os Termos de Compromisso;

– Execução das ações aprovadas via SIGARP (Sistema de Gerenciamento de Adesão de Registro de Preços)

– Execução, acompanhamento e monitoramento das ações do PAR – Plano de Ações Articuladas.

SISTEMAS INTEGRADOS DO FNDE (FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO)

– SIGARP – Sistema de Gerenciamento de Adesão a registro de Preços;

– SIGPC – Sistema de Gestão de Prestação de Contas;

– SIGECON – Sistema de Gestão de Conselhos;

– CACs FUNDEB e

– CAE Virtual.

PDDE INTERATIVO

1 Identificação da escola

1.1 – Dados do Diretor;

1.2 – Tempo que exerce na escola e

1.3 – Forma de escolha e regulamentação.

2 Escola

2.1 – Informações gerais da Escola;

2.2 – Caracterização e Infraestrutura;

2.3 – Aspectos Ambientais – Retratando o ambiente ao redor da Escola;

2.4 – Conselho Escolar – Participação da comunidade escolar, conforme estabelece a Lei 9394/96 – LDB;

2.5 – Grupo naturalmente indicado como G.T. (Grupo de Trabalho) para elaboração do diagnóstico.

3 Galeria de fotos – Importância para conhecimento do cenário educacional.

4 Primeiros passos:

4.1 – Formação do G.T. (Grupo de Trabalho);

4.2 – Coordenador do G.T. (Grupo de Trabalho) e

4.3 – Comitê Gestor do PDDE e suas atribuições

5 Diagnóstico

5.1 – Indicadores e taxas;

5.2 – Distorção e aproveitamentos;

5.3 – Ensino e aprendizagem;

5.4 – Gestão;

5.5 – Comunidade Escolar e

5.6 – Infraestrutura.

6 Síntese do Diagnóstico e Elaboração do PAR (2016-2019);

 7 PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola; Execução e prestação de contas e as alterações da Resolução nº 06, de 27 de fevereiro de 2018;

 8 Programa Dinheiro Direto na Escola – Programa “Mais Alfabetização”;

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