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Concurso Público
O ISMAM presta assessoria a instituições públicas visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes. Os trabalhos, executados junto com as comissões dos concursos, compreendem, desde a análise da legislação municipal, elaboração de editais, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, até a emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados.
Treinamentos
No campo do desenvolvimento de competências e habilidades, com foco em políticas públicas e em instrumentos gerenciais, o ISMAM mantém programas de cursos regionais e in Company, que visam fortalecer e aprimorar as capacidades dos diversos atores – governo e sociedade – criando condições favoráveis para que atuem conjuntamente, seja na melhoria da qualidade urbano/ambiental das cidades, seja na modernização das estruturas de gestão mediante a responsabilidade fiscal, ou ainda, sobre as próprias potencialidades de desenvolvimento econômico local,
In Company
Para que uma prefeitura seja eficiente seus profissionais devem estar capacitados e atualizados sobre as inovações que ocorrem em sua área de atuação. Os cursos e treinamentos in Company são ministrados no ambiente da prefeitura e dirigidos exclusivamente aos seus funcionários e convidados. O conteúdo do curso in Company é adaptado à realidade da administração pública e visa atender às características, cultura e necessidade de cada organização. Isto faz com que o órgão público extraia o máximo de resultados ao investir no treinamento do seu pessoal sem deslocar sua equipe.
Assessoria e Projetos

Auto gestão para Estacionamento Rotativo
O crescimento populacional das cidades junto à elevação do poder aquisitivo dos cidadãos tem proporcionado um aumento significativo na frota de veículos. É cada vez maior o tempo de procura por vagas na região central da cidade, muitas delas ocupadas por longos períodos de tempo causando problemas de mobilidade. Tendo em vista a dificuldade de ampliar o número de vagas para melhor atender aos usuários, o sistema de estacionamento rotativo emerge como possibilidade de aliviar a demanda, focando a preferência de estacionamento ao consumidor temporário. Essa técnica é conhecida mundialmente, principalmente em países em desenvolvimento onde os investimentos em infraestrutura são precários. O sistema limita o número de horas de utilização garantindo a democratização do espaço público por quem o deseja em um breve espaço de tempo. A necessidade de “ir e vir”, é um direito constitucional do homem, e para muitos a praticidade de locomoção para o trabalho ou afazeres diários não tem preço, além de evitar um incômodo desnecessário, são fundamentais no processo de escolha do local em que pretendem viver. Ao contrário do que se pensa o estacionamento rotativo não tem o objetivo de arrecadar recursos, e sim, garantir a mobilidade e diminuir congestionamentos. Pretende-se com o sistema de estacionamento rotativo, um aumento na oferta de vagas, acessibilidade, incentivo ao comércio local, melhor mobilidade, redução de conflitos, acidentes e um menor gasto de tempo nas tarefas destinadas à região central da cidade.
ESTACIONAMENTO
Em princípio o estacionamento era visto como um tipo de infraestrutura praticamente isolado do resto do sistema dos transportes. Com a intensificação do sistema viário consequentemente elevou-se a procura por estacionamento, e a busca pela oferta de vagas a fim de satisfazer a crescente demanda fracassou devido um aumento brutal do tráfego, prejudicando a qualidade de vida por falta de mobilidade. O estacionamento exige um espaço que é cada vez mais escasso na região central das cidades, além de ser dividido com veículos em movimento. Oferecer mais estacionamento, está ligado diretamente à acessibilidade que se pretende alcançar com esse estudo. As vias públicas são separadas conforme a função desempenhada, vias principais coletoras de tráfego não devem conter estacionamento, já em vias secundárias se torna interessante a disposição de vagas, resguardando espaços de prioridades especiais. Segundo Campos (2006), a consequência do crescimento da população urbana é a falta de mobilidade, e somente o aumento da infraestrutura não serão suficientes para suprir a demanda por viagens de transporte individual e públicos. Haverá a necessidade de implantar estratégias que melhorem a circulação do sistema atual, beneficiando gerações futuras com mais qualidade de vida e menor custo de locomoção. Com a intensificação da população nas metrópoles e a multiplicação da frota de veículos, pesquisas apontam que o número de vagas de estacionamento percapto tem diminuído proporcionalmente ao crescimento das cidades. Cabendo aos órgãos de gerenciamento de trânsito o dever de buscar formas democráticas de melhor atender o cidadão, tendo a consciência que ampliar áreas de estacionamento na região central das cidades é uma opção cada vez mais remota. Técnicas de estacionamento rotativo pago são usadas no mundo todo, chamado “zona azul”. Um sistema que interfere no tempo de 14 estacionamento, evitando que o condutor ultrapasse um determinado intervalo de tempo, garantindo uma rotatividade de vagas e proporcionando um acesso maior de pessoas que precisam desse espaço por curtos períodos. (ANTP, 2007). A implantação do Estacionamento Rotativo está vinculada ao Inciso X do Art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde determina que “compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios, no âmbito de sua circunscrição: implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias”. Cabe ao órgão gestor de trânsito definir os locais de implantação do sistema, porém, é comum que empresas terceirizadas prestem esse serviço para prefeituras. Pedidos da população, comerciante, moradores e a mídia local contribuem com a implantação do sistema. Apesar de não haver critérios para o estudo de implantação na maioria das cidades, em algumas delas os locais destinados à “zona azul” só deverão ser executadas após aprovação da Câmara Municipal. O estacionamento rotativo pago com limites de horários e permanência por veículo deve incentivar a área implantada, facilitar o acesso ao comércio e instituições públicas. A ampliação do atendimento ao público favorece o comércio, hospitais e demais instituições públicas. (ANTP, 2007)
OBJETIVO GERAL Elaborar um projeto com finalidade de aumentar a disponibilidade de vagas de vias públicas por intermédio de um sistema de estacionamento rotativo, visando diminuir o tempo de procura e melhorar a mobilidade do trânsito
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